As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s), Cooperativas e Empreendedores Singulares passam, a partir de hoje, a ter maiores facilidades para acesso ao crédito, em consequência de um memorando de entendimento, assinado pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Banco Millennium Atlântico (BMA).
No quadro do memorando, que surge no quadro da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS), o Fundo garante uma cobertura do risco de até 80% do capital financiado às MPME’s, Cooperativas e a Empreendedores Singulares.
Da parte do FGC, o documento foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração, Luzayadio Simba, e pelo Administrador para Área de Negócios, Eduardo Katalahary Mohamed, enquanto do lado do BMA foram signatários o Vice-Presidente da Comissão Executiva, Éder Samuel de Sousa, e pela Administradora Administradora Executiva Isabel Espírito Santo.
A celebração do acordo, que decorreu nas instalações do BMA, visa fomentar o processo de inclusão financeira e da reconversão da economia informal, por meio da LAPS e com a aprovação automática das garantias públicas, num financiamento de até Kz 200 000 000,00 (duzentos milhões de kwanzas).
Horas antes, no âmbito da mesma linha, o FGC celebrou, igualmente, a assinatura do acordo de cooperação com o Banco Crédito do Sul (BCS), rubricado pelo PCA do FGC, Luzayadio Simba, e pelo Administrador para Negócios, Eduardo Katalahary Mohamed, e por parte do BCS, pelo Presidente do Conselho Executivo, Rafael Kapose, e pela Administradora Executiva Odyle Cardoso.
De lembrar que a LAPS, desenhada pelo FGC, é resultado do Plano de Aceleração de Fomento de Garantias que a instituição traçou aquando da sua capitalização pelo Executivo, num valor de 50 mil milhões de kwanzas.