O Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Luzayadio Simba, apelou, durante a visita ministerial, realizada na fábrica Hybris Soluções, localizada na Zona Económica Especial no município de Viana, que as empresas devem aderirem ao mecanismo de garantias públicas que o Executivo colocou à disposição.
Durante a sua intervenção, o dirigente deu a conhecer que desde a sua criação em 2012, o FGC concedeu garantias a 761 empresas, num montante avaliado em 314 mil milhões de kwanzas.
Ao referir-se sobre o crédito malparado, Luzayadio Simba avançou que representa um valor de 30 por cento, sendo que o Fundo de Garantia de Crédito está a trabalhar com os bancos parceiros, no sentido de se fazer a recuperação.
A deslocação à Hybris Soluções da delegação integrada pelos secretários de Estado para o Planeamento e para as Finanças e Tesouro, faz parte de um ciclo de visitas às empresas que beneficiaram das linhas de garantias públicas, ao abrigo dos programas de Apoio e Fomento à Produção Nacional e de Diversificação da Economia.
Importa sublinhar que, a empresa Hibrys Soluções Lda, beneficiou de um financiamento concedido pelo Banco Internacional de Crédito (BIC) no valor de AKZ 459.974.040.00, para a construção de uma fábrica de produção de papel higiénico normal e hospitalar, papel de cozinha e guardanapos, e contou com uma garantia pública do FGC de 70% do valor financiado, a luz do extinto Programa Angola Investe (PAI), equivalente a AKZ 321.981.828.03.