O Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Luzayadio Simba, integrou a comitiva de altas entidades que prestigiou, esta quarta-feira, 16, a cerimónia de inauguração de duas unidades industriais da Fazenda Vinevala, localizada no município do Chinguar, província do Bié.
O acto, enquadrado nas acções em torno da Expo Bié 2025, foi presidido pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, e contou com a presença da Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco Adolfo, do Ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês, e de outras distintas figuras do Executivo angolano, autoridades locais, membros da sociedade civil, líderes tradicionais e religiosos.
O FGC fez-se representar no acto de inauguração das fábricas de massa alimentar, além do PCA, pelos directores Celso Carvalho, da Direcção de Acompanhamento de Projectos, e Ivo Jerónimo, da Agência Regional do Lobito, unidade orgânica do Fundo que acompanha os projectos do Centro e Sul do país.
A presença institucional do FGC reafirma o seu compromisso em apoiar projectos estruturantes que contribuam para o fortalecimento da economia real, através da concessão de garantias públicas e da promoção de iniciativas sustentáveis no setor produtivo.
A Fazenda Vinevala, uma referência regional na produção agrícola e agro-industrial. A inauguração das novas unidades fabris, como considerou o gestor do projecto, Alfeo Vinevale, representa um passo significativo no processo de industrialização e geração de emprego no Bié, com impacto directo na dinamização da economia local e na valorização da produção nacional.