NOTÍCIA

FGC diagnostica em Benguela projectos financiados pela Kixicrédito

FGC Notícias FGC diagnostica em Benguela projectos financiados pela Kixicrédito
FGC diagnostica em Benguela projectos financiados pela Kixicrédito

FGC diagnostica em Benguela projectos financiados pela Kixicrédito

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC), representado por uma equipa liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Luzayadio Simba, encontra-se em Benguela a acompanhar e avaliar projectos financiados pela Kixicrédito - Sociedade de Microcrédito.

A visita, que conta ainda com a participação dos administradores Eduardo Mohamed e Efigénia Mpengo, além de assessores, directores, chefes de departamento e técnicos da instituição, está a ser guiada por gestores da Kixicrédito.

Hoje, a comitiva visitou uma fazenda agrícola, no município de Dombe Grande, e uma moageira, localizada em Benguela. Esses empreendimentos fazem parte das açcões de acompanhamento aos micro projectos apoiados pela Kixicrédito, evidenciando o impacto do financiamento no desenvolvimento local.

Quanto à parceria com o Fundo de Garantia de Crédito, João Cristovão Cipriano, gerente da Agência do Kixicrédito em Benguela, sublinhou a sua relevância: “Esta colaboração é de grande valor. Como se costuma dizer, ‘uma mão lava a outra, e ambas lavam o rosto’. A parceria permite-nos atender um maior número de micro e pequenos empreendedores, ajudando-os a concretizar os seus projectos.”

De acordo com João Cristóvão Cipriano, a instituição a que pertence está actualmente a financiar mais de 300 projectos distribuídos pelos municípios do Cubal, Baía Farta, Lobito, Canjala, Bocoio e Balombo.

“Pretendemos continuar a expandir o nosso alcance, regressando a localidades onde já actuávamos , como o Bocoio, e reforçar a presença noutras regiões”, afirmou João Cristóvão Cipriano.

Os projectos financiados por esta Sociedade de Microcrédito abrangem sectores diversificados, como Comércio, Pesca, Agricultura, Escoamento e Prestação de Serviços, com um limite máximo de financiamento de sete milhões de kwanzas, conforme definido pelo regulador, o Banco Nacional de Angola.

Segundo o gerente, a agricultura é um dos sectores que a Kixicrédito pretende reforçar: “Estamos a regressar em força ao ramo agrícola, após termos recuado devido a desafios enfrentados no passado”, disse para avançar que, actualmente, os indicadores são positivos e temos clientes tanto na agricultura como em escoamento e comércio.”

Em termos de solicitações, a agência de Benguela recebe, em média, mais de 100 pedidos por dia, totalizando cerca de três mil por mês. Após a triagem, os projectos viáveis recebem o financiamento necessário, com um índice de reembolso considerado satisfatório.

“A maior parte dos nossos clientes são mulheres, o que reflete, também, um excelente desempenho em termos de devolução dos valores financiados”, destacou Cipriano.

Tema: FGC
Data: 30 de Janeiro 2025