O Fundo de Garantia de Crédito (FGC), representado por uma equipa liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Luzayadio Simba, encontra-se em Benguela a acompanhar e avaliar projectos financiados pela Kixicrédito - Sociedade de Microcrédito.
A visita, que conta ainda com a participação dos administradores Eduardo Mohamed e Efigénia Mpengo, além de assessores, directores, chefes de departamento e técnicos da instituição, está a ser guiada por gestores da Kixicrédito.
Hoje, a comitiva visitou uma fazenda agrícola, no município de Dombe Grande, e uma moageira, localizada em Benguela. Esses empreendimentos fazem parte das açcões de acompanhamento aos micro projectos apoiados pela Kixicrédito, evidenciando o impacto do financiamento no desenvolvimento local.
Quanto à parceria com o Fundo de Garantia de Crédito, João Cristovão Cipriano, gerente da Agência do Kixicrédito em Benguela, sublinhou a sua relevância: “Esta colaboração é de grande valor. Como se costuma dizer, ‘uma mão lava a outra, e ambas lavam o rosto’. A parceria permite-nos atender um maior número de micro e pequenos empreendedores, ajudando-os a concretizar os seus projectos.”
De acordo com João Cristóvão Cipriano, a instituição a que pertence está actualmente a financiar mais de 300 projectos distribuídos pelos municípios do Cubal, Baía Farta, Lobito, Canjala, Bocoio e Balombo.
“Pretendemos continuar a expandir o nosso alcance, regressando a localidades onde já actuávamos , como o Bocoio, e reforçar a presença noutras regiões”, afirmou João Cristóvão Cipriano.
Os projectos financiados por esta Sociedade de Microcrédito abrangem sectores diversificados, como Comércio, Pesca, Agricultura, Escoamento e Prestação de Serviços, com um limite máximo de financiamento de sete milhões de kwanzas, conforme definido pelo regulador, o Banco Nacional de Angola.
Segundo o gerente, a agricultura é um dos sectores que a Kixicrédito pretende reforçar: “Estamos a regressar em força ao ramo agrícola, após termos recuado devido a desafios enfrentados no passado”, disse para avançar que, actualmente, os indicadores são positivos e temos clientes tanto na agricultura como em escoamento e comércio.”
Em termos de solicitações, a agência de Benguela recebe, em média, mais de 100 pedidos por dia, totalizando cerca de três mil por mês. Após a triagem, os projectos viáveis recebem o financiamento necessário, com um índice de reembolso considerado satisfatório.
“A maior parte dos nossos clientes são mulheres, o que reflete, também, um excelente desempenho em termos de devolução dos valores financiados”, destacou Cipriano.