NOTÍCIA

Governo vai capitalizar nove empresas públicas

FGC Notícias Governo vai capitalizar nove empresas públicas
Governo vai capitalizar nove empresas públicas

Governo vai capitalizar nove empresas públicas

O Executivo de João Lourenço vai gastar 187,6 mil milhões de kwanzas (cerca de 365 milhões de dólares) na capitalização de nove empresas públicas e de três fundos governamentais, através de Obrigações do Tesouro.

O Banco Poupança e Crédito é um dos beneficiários, que há um ano recebeu 100 mil milhões kz (à data 165,8 milhões USD), vai mais uma vez absorver mais 60,4 mil milhões kz (117,5 milhões USD) dos cofres do Estado.

Da lista de empresas a capitalizar constam igualmente a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), que vai receber do Estado 29,1 mil milhões kz), a Rede Nacional de Transporte (19,9 mil milhões kz), a Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA), que vai absorver 20 mil milhões kz, a Empresa Pública de Águas (EPAL), que vai consumir 10 mil milhões kz.

A Empresa Pública de Águas e Saneamento de Benguela (EPAS-Benguela) vai receber 8,5 mil milhões kz, enquanto para a Sociedade Gestora de Aeroportos estão destinados 4 mil milhões e para a Angola Telecom 8,7 mil milhões kz e para a Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL) 39,1 mil milhões kz.

O Fundo de Garantia de Crédito, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário e o Fundo Activo de Capital de Risco vão também ser capitalizados com 6 mil, 7 mil e 4 mil milhões, respectivamente.

A capitalização destas empresas e fundos vai ser feita tendo como pressuposto o decreto presidencial 40/22, publicado em Fevereiro, em que o Chefe de Estado autorizava a ministra das Finanças a emitir Obrigações do Tesouro para financiar o Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2022, uma autorização que valia até a 1,9 biliões de kwanzas.

Fonte: Novo Jornal

Tema: Economia
Data: 24 de Novembro 2022