O Banco de Fomento Angola (BFA) dispõe de capacidade robusta para financiar as iniciativas empresariais inscritas na Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS), criada pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC), afirmou, recentemente, em Luanda, Sebastião Massango, Administrador Executivo da instituição bancária.
O gestor bancário assegurou que o BFA, em termos de montante, tem todas as condições para apoiar a LAPS no que se refere à concessão de crédito, desde que os projectos sejam viáveis e tenham a garantia do FGC.
Ao falar no termo do acto de assinatura, no dia 3 de Setembro, do Memorando de Entendimento com o FGC para dinamizar a LAPS, Sebastião Massango avançou que o BFA quer continuar a desempenhar um papel fundamental na participação de diversos projectos estratégicos para o país.
“Reafirmamos o compromisso do BFA em apoiar o desenvolvimento sustentável, contribuindo significativamente para o financiamento de projectos que promovam o crescimento económico e a responsabilidade social”, disse o Administrador, que foi um dos signatários na assinatura do referido acordo com o Fundo.
Sebastião Massango disse ainda que o banco, nos últimos anos, fruto do processo da diversificação da economia, tem dado um grande suporte na participação dos vários projectos enquadrados no Prodesi e, consequentemente, na relação com o FGC.
Em função desses objectivos, o Administrador Executivo sublinhou que o BFA tem estado fortemente envolvido no financiamento de iniciativas que visam promover o desenvolvimento sustentável, com foco em sectores-chave como Agricultura, Pesca, Pecuária, Indústria, entre outros.
Saliente-se que o FGC e o BFA rubricaram, na semana finda, um Memorando de EntendimentoLAPS, em que foram signatários da parte do Fundo, Luzayadio Simba, Presidente do Conselho de Administração, e Eduardo Mohamed, Adminstrador para Negócios, e do referido banco a PCA, Maria do Carmo Bernardo, o Administrador Executivo Sebastião Massango.
Assim, até agora, no quadro da LAPS, o Fundo tem acordos com os bancos BFA, YETU, BCI, BCS, Millennium Atlântico, BPC, BIC, Caixa Geral Angola, BCA e BAI.